Psicologia – A Experiência do Autoconhecimento, a Alma, o Altruísmo, o Egoísmo e os Caminhos Espirituais

Por: Ryath (Inspirado por Marcelinho)

A Psicologia é uma ciência que estuda os seres humanos por dentro, conhecendo esse ser em seus comportamentos, pensamentos, sentimentos, entendendo as causas psicológicas de tudo.
Assim a Psicologia acaba sendo um manual para a vida, para lidarmos com ela, e serve também para desenvolvermos o autoconhecimento.
Porém conhecer uma coisa que não se vivencia, e isso é uma diferença, porque vivendo os ensinamentos na prática, é algo muito mais certo e melhor.
A Psicologia estuda o que aprendemos com o autoconhecimento, ou seja, os conteúdos inconscientes das pessoas, como a mente funciona, e como ela lida com as coisas de si mesma e com o mundo.
Isso não torna um psicólogo alguém com consciência total sobre si mesmo, pois não, eles são como outros humanos, conhecem a psique, que é o ser humano por dentro, teoricamente, mas não vivencia a vida e suas próprias experiências, desbravando em si os conteúdos mentais que estão em nosso inconsciente.
Um psicólogo é uma pessoa normal, e o fato dele estudar Psicologia não faz dele um iluminado, pois é como dissemos, eles aprendem na teoria, não na prática.
Eu sou Umbandista, mas durante 5 anos eu assistia vídeos e explicando o Budismo todos os dias, mas eu não frequento templos, não faço meditação mais hoje, então eu conheço somente a teoria budista, mas não a pratica.
A mesma coisa passou um amigo meu, que foi em uma Urologista mulher, e fez exame de toque.
A médica não tinha conhecimento da prática, pois ela é mulher, não homem, mas tinha o conhecimento teórico.
E é muito importante, se tratando de uma religião, vivencia-la, não ter somente ter o conhecimento.
O conhecimento espiritual traz autoconhecimento, mas vivenciar uma crença, com seus rituais e seguir suas diretrizes de comportamento, dá muito mais autoconhecimento, e pode nos fazer atingir a iluminação.
“A mente, mente continuamente, mas só o coração sabe o que é verdade”. Sendo assim uma pessoa que trabalhe com o autoconhecimento, ela não necessariamente se conhece, mas conhece a mente, as emoções, o inconsciente, mas ainda tem suas ilusões, e pode ser tanto uma pessoa altruísta como egoísta.
Um psicólogo egoísta é preocupante, pois ele pode prolongar o tratamento, não fazer o que é melhor para seu paciente, para ele paga-lo por mais tempo.
Um psicólogo pode não deixar um paciente libertar dele, dando o que ele tanto precisa na cura.
Um psicólogo egoísta pode afetar fazer mal a mente de um paciente.
“A mente, mente continuamente, mas só o coração sabe o que é verdade”.
A Psicologia conhece e aceita a intuição, que é sabermos de algo sem que nosso raciocínio forme ele, a informação vem pronta em nossa mente.
“A mente, mente continuamente, mas só o coração sabe o que é verdade”.
Um psicólogo tem sua visão de mundo, sua mente também o engana, então ele precisa, sem sombra de dúvidas, trabalha para o seu autoconhecimento, que nos liberta de ilusões, que nos faz experimentar como é o conhecimento verdadeiro, e assim, somente assim, ela vai evoluindo espiritualmente, ou seja, aumentar o amor que existe dentro dele.
O amor vem do nosso coração espiritual, que é onde habita nossa alma, nossa luz.
Trabalhar no autoconhecimento para ajudar os outros, isso é muito importante, ajuda demais os seres humanos. E o mundo precisa disso, pois existem muitos psicólogos egoístas.
Egoísta é um termo que usado na Psicologia e traduzido para o senso comum, muito comum mesmo, é a má pessoa, resumindo é exatamente isso.
Se você deseja trabalhar no autoconhecimento das pessoas por amor, isso é lindo, e precisamos disso, pois enquanto existir um psicólogo altruísta, mais pessoas vão estar com ele, e menos com pessoas egoístas, que podem prejudica-lo.
O psicólogo trabalha com a alma humana, e isso é explicito, pois, a palavra psique significa alma.
Foi o filósofo Sócrates que sua filosofia falava do autoconhecimento, da ética, da moral, de cuidar de sua própria alma, ou seja, da psique, que é o que somos por dentro.
Então baseado no nome que Sócrates deu, que é psyché, que chamamos de psique, que vem o nome psicologia.
Logia significa estudo, psique você já sabe o que é.
Psicologia é o estudo da alma, do que o ser humano é por dentro, e apesar de Sócrates e Platão dizerem a psyché é imortal, sobrevive a morte, a ciência psicológica não costuma entrar nessa questão, pois cada pessoa tem sua crença.
A Psicologia normalmente não pode modificar a religião das pessoas, é antiético, e por isso, e é muito duro isso, que os estudantes que estão se preparando nas faculdades para serem psicóloga, o que acontece é que professores tentam tirar a fé deles em suas religiões, e isso é muuuuuuuuuuiiiitooooooooo errado.
Cada pessoa tem que ter a própria crença, e geralmente ela é muito mais benéfica do que maléfica.
Já sabemos que a crença espiritual faz bem à saúde humana, a própria Psicologia sabe disso, então é muito ruim tirar isso de um estudante que está estudando para ajudar as pessoas, e ajudar no autoconhecimento delas.
Porém não se desesperem por isso, existe uma Psicologia que afirma que existe vida após a morte, que é a quarta força, a mais moderna, que é chamada de Transpessoal.
Mas para você ter uma fé forte, recomendamos que tu leia a seção de nosso site: Ciência, Religião, Provas e Evidencias
Aproveitando para divulgar nossa seção, também de: Psicologia e Espiritualismo para quem gosta do assunto.
Essa seção de Psicologia foi muito difícil achar temas para pesquisas, foram anos de trabalho procurando e achando pouco a pouco.
Não sei mais onde achar conteúdos para falar de Psicologia e Espiritualismo, e toda ajuda com a indicação de textos são muito bem-vindas.
Aqui no site temos muitas práticas de autoconhecimento, é importante, se você busca isso, poder fazer, é tudo gratuito, basta você ler as orientações e fazer.
É a nossa seção de práticas do site, tem o link logo abaixo, depois do final do texto em menu.
Quanto mais autoconhecimentos temos, mais felizes e saudáveis mentalmente somos.
Fora do site você pode buscar seu autoconhecimento em meditações, práticas de Yoga, Tai Chi Chuan, fazer terapia psicológica, psiquiátrica, floral, homeopatia, Lei de Atração, magia, mediunidade, frequentar uma religião e outras, sempre com boas intenções no coração.
Fiquem com luz
Seres de luz

 

Alguns Destaques: